quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

                                    Quando  a escola é de vidro

Ao ler o texto de Ruth Rocha a primeira coisa que me veio em mente foi  o modelo de escola tradicional que foi e ainda é uma realidade atual.
O texto maravilhoso e sugestivo lembra como a escola se preocupava em seguir um padrão, um modelo, em não aceitar mudanças e novidades. Todos deveriam seguir fielmente as regras e comportar-se do mesmo jeito.
Neste tipo de escola dificilmente aceitam-se interferências por parte dos alunos e não há  preocupação em formar um sujeito crítico.
Porém um dia tudo mudou com a chegada de uma criança difernte e que produziu uma transformação incrível na escola, que foi a quebra dos vidros pelas crianças.
Mudança é assim mesmo no começo assusta, dá  medo, incomoda, depois  contagia e traz coisas boas e  muitas vezes nos tornam melhores do que somos.

Um comentário:

  1. Dulce, seu portfólio está incompleto. Você não fez as postagens referentes aos textos iniciais discutidos... Espero que você coloque até 2a. feira, pois terei de lançar as notas até o dia 26. Ok? Por favor, faça as reflexões dos outros textos de forma profunda.

    ResponderExcluir