quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Memorial Escolar

                                                              Memorial

  Iniciei meus estudos aos seis anos de idade, na classe de alfabetização(C.A.), da Escola Municipal Casemiro de Abreu ,que fica no bairro Jd. Sumaré, em São João de Meriti.
Não fiquei tão surpresa e assustada porque já conhecia a escola , pelo fato de acompanhar com minha mãe  meus dois irmãos (1 menino e 1 menina), que estudavam lá, é claro que não foi fácil afinal,agora eu estava ali para ficar e não para visitar.
Eu já conhecia as vogais, algumas consoantes e alguns números porque uma vizinha de minha mãe havia iniciado a minha alfabetização(a doce Dn. Tereza, que infelizmente já não vive.) e isto  facilitou  meu início na escola.
Minha primeira professora ,Tia Zaíra, aquele anjo disfarçado de educadora, acolheu a todos com muito carinho, porém perdeu o posto de anjinho quando me pôs de "castigo" pela primeira vez em minha vida escolar.Lembro claramente quando ela, logo que chegávamos pela manhã, pedia: Por favor os livros em cima da carteira.E nós colocávamos a  "Cartilha da Pipoca"para fora das mochilas.
Bem, quando chegou minha vez ela perguntou:
-Dulce quem fez a sua lição?
-"Foi" eu, ué!-respondi prontamente.
-Não, não foi esta letra aqui não é sua .
Aí o jeito foi contar:
-Minha irmã fez pra mim.
Aquele dia, terminei a aula junto com uma amiga de frente para a parede, fui para casa com o livro todo marcado em vermelho e morrendo de medo da bronca que ia levar.
Ainda nesta série fiz minha primeira visita ao Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. Adorei o passeio mas, ao chegar em casa meu pai ficou muito bravo porque eu tinha ido sem a autorização dele(fui apenas com a da minha mãe).Mesmo depois de ouvir ele falar bastante eu e minha irmã mais velha (que tinha ido comigo), olhamos uma para outra e dissemos: Deixa pra lá , o importante é que valeu  apena!
Houve um outro fato que me marcou muito nesta escola:  ter que estudar três séries com a mesma professora, que vivia expondo os alunos a situações desagradáveis, minhas notas neste período estavam sempre no regular. Passado este período, tudo ficou bem,  fui ótima aluna e conquistei amigos que tenho até hoje.
 Fiz todo o ensino fundamental nesta escola e como lá não tinha o ensino médio,  fui fazê-lo em outra escola, se chamava Escola Estadual Francisca Jeremias da Silveira de Menezes, que  também está localizada em  São João de Meriti (as duas escolas ainda existem).
No início, não gostei pois a aparência do prédio não agradava, com o tempo ela foi mudando e eu também, descobri que tinha projetos interessantes, participávamos de campeonatos esportivos, a escola tinha grêmio estudantil, que permitia uma melhor interação escola-aluno, também gostava das feiras que eram  promovidas.
O que não ajudou nesta escola foi a constante troca no quadro de professores,que eram contratados fora de época e tirados de lá da mesma forma.Concluí o ensino médio nesta secola em 2000.



Em 2001 trabalhei por conta própria, dando aulas em casa  e gostei. Tive vontade de fazer um curso de formação de professores mas não fui.
Tinha o sonho de fazer faculdade mas ainda não havia tentado vestibular e isto me assustava um pouco.
Em 2002, fiz um concurso público para a área da educaçõ e passei. Fui trabalhar numa creche e me vi novamente entre crianças, e concluí que amo estar e trabalhar com elas.
Como não esqueci do meu sonho, resolvi tomar coragem e correr atrás dele. Em 2003 fui encarar um vestibular pela primeira vez(o concurso me deu coragem).
Passeeeeeeii!! Ia fazer Letras na UERJ do Maracanã, porém veio a tristeza, meu nome não saiu na classificação oficial e nesta época eu não sabia das reclassificações então, perdi a vaga. E pensar que tinha tirado um B na prova objetiva. Arrasada, fui então, fazer um curso de espanhol na FAETEC, da Mangueira.




Em 2004, tentei novamente o vetibular, sem sucesso. No segundo semestre consegui uma vaga num pré vestibular dentro da UERJ do Maracanã estudei alguns dias apenas e tive que parar pois era muito distante, as aulas acabavam muito tarde e fator financeiro também pesou.
Fiz uma pausa nos estudos e me casei em fevereiro de 2005.



Voltei aos estudos em 2006, quando fiz um curso pós-médio de formação de professores(senti o desejo e a necessidade), no primeiro colégio particular em que estudei, Colégio Setembro , em Olavo Bilac-Duque de Caxias. Saí de lá em 2007, satisfeita com o caminho que escolhi seguir.Conheci ali  professores maravilhosos, comprometidos com a educação, e que  incentivavam muito a continuação na formação como as  professoras  Alba Valéria e Fátima.



Como não consigo ficar longe dos estudos, assim que acabei o curso pós-médio fiz um curso de Libras, através da secretaria de educação de onde trabalho.
Em 2008 decidi que estava na hora de retomar o sonho e fui tentar vestibular mais uma vez, estava estudando em casa e em julho entrei num pré vestibular comunitário, perto de casa. Desta vez me inscrevi para a FEBF(aconselhada por minha irmã que estuda na UFF). E para minha surpresa e felicidade no início de 2009 recebi praticamente juntas as melhores notícias e que mudariam minha vida: ia ser mamãe e passei no vsetibular. Quase não acreditava.Passado o susto, agora estou curtindo com minha família e em agosto de 2009 nasceu meu filhote.
Faço o possível para conciliar tudo. Conto com a ajuda do meu maridão  a quem contagiei e que já até retomou os estudos e se formou, depois foi meu pai que depois de tanto tempo com cinquenta e alguns de idade resolver fazer um supletivo a distância, e eu é claro dou a maior força.
Só posso dizer que estou muito feliz e que tudo tem valido a pena.






Nenhum comentário:

Postar um comentário